Decisão foi tomada em função de recurso pendente no TJRJ, mas prefeitura de Volta Redonda descarta agir para alterar limites.
Volta Redonda e Barra Mansa – A antiga pendência entre os municípios de Volta Redonda e Barra Mansa por causa dos limites de seus territórios foi a causa de uma decisão da Justiça de Primeira Instância de Barra Mansa, ordenando que o IBGE considere, para efeito de divulgação das estatísticas do Censo 2020, os atuais limites .
A questão dos limites entre as duas cidades está pendente no Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), onde a sentença que determinava a manutenção dos limites onde eles são considerados atualmente foi revogada, tendo sido determinada a realização de uma perícia para definir os novos limites, o que não foi feito até o momento.
Assim, abria-se a possibilidade de que o distrito barra-mansense de Santa Rita de Cássia e a Região Leste passassem a integrar o território de Volta Redonda, aumentando a população volta-redondense em cerca de 30 mil e reduzindo a barra-mansense na mesma proporção.
A medida, além de atingir diretamente os moradores do distrito e dos bairros limítrofes, representaria perdas significativas de arrecadação com tributos e taxas para Barra Mansa.
As prefeituras
Fontes ligadas à Prefeitura de Volta Redonda indicam que ao atual administração do município não está interessado em dar andamento à disputa jurídica sobre os limites com Barra Mansa, deixando os territórios nas dimensões consideradas atualmente. Já a Prefeitura de Barra Mansa respondeu que desconhece qualquer litígio com Volta Redonda.
